Notícias - Diesel S-10 começa a ser produzido em Suape

A Refinaria Abreu e Lima iniciou a produção de óleo diesel S-10, no último dia 11 de março, no Complexo Industrial Portuário de Suape. Inicialmente, a Refinaria vai produzir cerca de 50 mil barris/dia do produto, dos quais, aproximadamente, 60% será escoado por navio via Suape. O diesel é o principal derivado de petróleo produzido na RNEST e representa 70% do volume total processado na Refinaria.

Para iniciar a produção, a Unidade de Hidrotratamento de Diesel (HDT) da Refinaria recebeu a carga inicial de 45.915 barris/dia, que marcou a entrada em funcionamento da unidade. O óleo diesel será filtrado para serem removidos o enxofre e o nitrogênio das diversas correntes da mistura, gerando um produto final com teor ultrabaixo de enxofre, especificado como S-10 (concentração de enxofre de, no máximo, 10 partes por milhão).

A Refinaria Abreu e Lima iniciou a fase de produção de derivados de petróleo no dia 06 de dezembro de 2014, com a partida do primeiro trem de refino. A operação começou com o recebimento da primeira carga de petróleo pela Unidade de Destilação Atmosférica (UDA). Os produtos gerados foram armazenados em tanques e esferas da refinaria.

Quando o segundo trem de refino entrar em operação, a RNEST chegará à capacidade de processamento de 230 mil barris de petróleo por dia e será a unidade da Petrobras com maior taxa de conversão de petróleo cru em diesel, suprindo 17% do consumo nacional de combustível.