Artigos - Falha prematura de rolamentos

O diagnóstico preciso de uma falha no rolamento é imprescindível para evitar falhas repetidas e despesas adicionais.

Rolamentos são elementos de máquinas que possuem muita precisão e são encontrados em uma ampla variedade de aplicações dentro de veículos pesados, máquinas equipamentos e ferramentas especiais Eles geralmente são muito confiáveis, mesmo nas condições mais difíceis. Sob condições normais de operação, os rolamentos têm uma vida útil substancial que é expressa como um período de tempo ou como o número total de rotações dos elementos rolantes ou da fadiga ou falha do anel interno e externo.

Falha prematura do rolamento

Quando um rolamento falha de forma prematura, geralmente isso ocorre devido a causas que poderiam ter sido evitadas. Por esse motivo a possibilidade de chegar a conclusões sobre a causa de um defeito por meio do estudo de sua aparência é muito útil. É mais importante corrigir as causas e assim evitar falhas futuras e os custos que se seguem. Quando um rolamento falha é muito comum que outras peças importantes de um componente falhem também, e em muitas situações componentes como motores, bombas hidráulicas, sistemas de transmissão falham catastroficamente gerando um prejuízo financeiro muito grande para a empresa.

A maioria das falhas de rolamentos, como descamação e corrosão, padrões de desgaste incomuns, ferrugem e corrosão, inclinação e outras são geralmente atribuídas a um grupo relativamente pequeno de causas que geralmente são inter-relacionadas e corrigíveis. Essas causas incluem lubrificação, montagem, estresse operacional e seleção de rolamentos e influência ambiental.

Vida útil de lubrificação e graxa adequada e inadequada

O objetivo de lubrificar o mancal é cobrir as superfícies de contato deslizante e deslizante com uma fina película de óleo para evitar o contato direto de metal com metal. Quando isso é feito de forma efetiva:

1. Reduz o atrito e a abrasão;

2. Transporta o calor gerado pelo atrito;

3. Prolonga a vida útil;

4. Evita a ferrugem e a corrosão;

5. Mantém objetos estranhos e contaminação longe dos elementos rolantes.

A graxa é geralmente usada para lubrificar rolamentos, pois é fácil de manusear e simplifica o sistema de vedação, enquanto a lubrificação com óleo é geralmente adequada para operações de alta velocidade ou alta temperatura.

Geralmente, as falhas de lubrificação ocorrem devido a:

1. Esta sendo utilizado o tipo errado de lubrificante;

2. Pouca graxa / óleo;

3. Muita graxa / óleo;

4. Mistura de graxa / óleo;

5. Contaminação da graxa / óleo por objetos ou água

Embora tenhamos falado sobre uma vida útil normal do rolamento, também é importante levar em consideração a vida útil normal da graxa, pois os dois devem ser considerados juntos para maximizar a vida útil do rolamento. A vida útil da graxa é o tempo durante o qual a função adequada do rolamento é sustentada por uma quantidade e categoria específica de graxa. Isso é especialmente crítico nas aplicações de bomba, compressor, motor e super precisão.

Para mais informações entre em contato: atendimento@msotreinamentos.com.br ou whatsapp (71) 9 8760-4756

#maquinaseequipamentos#maquinaspesadas#nr#mte#treinamento # #recursoshumanos#rh#rrhh#gestaodepessoas#consultoria#departamentopessoal#empresas#capitalhumano#empresa#vagas#coaching#liderança#contabilidade#trabalho#emprego#talento#talentohumano#recrutamento#dp#empregos#carreira#empreendedorismo#outsourcing#instrutor#operação#engenharia#mineração#mina#florestal#petróleo#gas#planejamento#pcm#trainthetrainer#motivação#treinamentoedesenvolvimento#analisedefalha#falha#rolamento