No entanto, apesar da cuidadosa alocação de recursos, muitas empresas ainda consideram seu treinamento ineficaz (ou apenas parcialmente eficaz) para alcançar seus objetivos. Isso geralmente ocorre devido a alguns desafios comuns em treinamento e desenvolvimento. Esses problemas de treinamento variam de uma força de trabalho com pouco tempo e, às vezes, dispersa, até a limitação de custos, melhorando o engajamento e atendendo a diversas preferências de aprendizado.
Os problemas mais comuns em treinamento e desenvolvimento podem dificultar seriamente o retorno do investimento em treinamento, um dos indicadores utilizados para monitora o desempenho. Mas uma boa notícia é que eles não são tão difíceis de mitigar.
O horários de trabalho dos colaboradores esta muito agitado
Quando o trabalho, a vida familiar e muitas outras demandas estão drenando a energia dos funcionários, existe o risco de o treinamento aumentar o estresse. Pior ainda, interferir no tempo pessoal dos funcionários com as sessões de treinamento é uma maneira infalível de fazê-los resistir (e até se ressentir) ao treinamento.
Um bom caminho para nos ajudar a solucionar este tipo de desafio é evitar o treinamento presencial nos fins de semana ou fora do horário comercial e limite os requisitos de viagem para treinamento.
Considere também usar uma abordagem de micro aprendizagem e forneça conteúdo útil e relevante em blocos pequenos. Vídeos curtos, listas de verificação, infográficos são formatos simples de micro-aprendizado que facilitam o consumo do treinamento.
Comunique vários conceitos ao mesmo tempo com gráficos inteligentes. São uma economia de tempo valiosa para os colaboradores, bem como uma pausa bem-vinda da leitura de texto em e-mails, relatórios e boletins.
Sempre que possível é importante que você priorize avaliações breves e diretas sempre que possível. Isso fornece aos funcionários oportunidades rápidas para feedback sobre o progresso do aprendizado.
Quando a força de trabalho esta dispersa
Um aumento constante do trabalho remoto e uma força de trabalho descentralizada levaram a novos desafios em treinamento e desenvolvimento. Com uma força de trabalho geograficamente dispersa, o treinamento pode ser bastante difícil: mal-entendidos são comuns e diferenças culturais podem até levar a um treinamento inconsistente. Por exemplo, algumas culturas se sentem menos à vontade em falar em fóruns online do que outras.
Um bom caminho para nos ajudar a solucionar este tipo de desafio é utilizar ferramentas sociais para unificar sua equipe dispersa. Videoconferências, seminários on-line e fóruns on-line são ferramentas fáceis e convenientes para promover a confiança e a empatia entre os membros da equipe em toda a região, país ou globo.
Saiba que é importante que você utilize o treinamento para esclarecer a comunicação: fóruns e seminários on-line podem ser usados como um espaço seguro para expressar perguntas e preocupações ou compartilhar experiências.
O time precisa que estejam bem claro suas metas de treinamento desde o início. Todos os membros da equipe devem saber exatamente o que se espera deles durante o treinamento e como suas conquistas de aprendizado os beneficiarão em seus trabalhos. É muito importante que seja implementado um “contrato de treinamento” descrevendo essas expectativas e finalize com um compromisso com o processo de aprendizagem.
Possuímos diferentes traquejos de aprendizagem
Esteja você treinando 20 ou 2000 alunos, é vital que você considere as preferências e os traquejos dos alunos, a fim de evitar mais problemas de treinamento.
A força de trabalho atual inclui pelo menos três gerações, todas com uma relação radicalmente diferente com a tecnologia. Portanto, seu treinamento será menos eficaz se todos os funcionários forem considerados igualmente conhecedores de tecnologia ou tiverem os mesmos níveis de conhecimento e hábitos de aprendizado.
È muito bom então que você faça uma análise completa das necessidades, focada na identificação das preferências de aprendizado (especialmente relacionadas ao conforto com a tecnologia) do seu público. Se estiver ao seu alcance escolha um software com uma interface amigável e simples. A experiência perfeita do usuário é boa para todos os alunos, não apenas para os que lutam com a tecnologia. Por exemplo, pausar um vídeo ou fazer o download de uma tarefa sempre deve ser direto e fácil. Incorpore também diferentes tipos de conteúdo , como vídeo, notas escritas e gráficos, para atender a diferentes preferências de aprendizado.
Um treinamento com baixo número de inscrições
O envolvimento com o programa de treinamento e desenvolvimento é importante em três níveis: cognitivo, emocional e comportamental. Sem os três, a falta de retenção de conhecimento, a aprendizagem passiva e a falta de comprometimento contribuem para os aumento desafios de treinamento e desenvolvimento. Sem contar, a mudança comportamental é impossível sem o envolvimento da aprendizagem. E, quando o treinamento parece irrelevante ou desnecessário, a maioria dos colaboradores mentalmente e emocionalmente “faz check-out” e resiste ao envolvimento.
Saiba contornar este de situação com a incorporação de atividades de aprendizado prático como estudos de caso, cenários, em alguns casos dramatizações e exemplos relacionáveis em seu treinamento. Essas atividades envolvem os alunos na solução ativa de problemas, contribuindo para um melhor engajamento cognitivo. O s fóruns de discussão e outros espaços informais ao vivo para os alunos interagirem casualmente são uma boa opção também. Isso incentiva os alunos a se envolverem emocionalmente com outros alunos e com o processo de treinamento.
O treinamento com pouco valor
Muitos programas de treinamento são muito genéricos e não são personalizados o suficiente para funções ou habilidades específicas de cada colaborador. Infelizmente, o treinamento genérico pode sobrecarregar o tempo e a paciência dos alunos, forçando-os a se envolver com conteúdo que simplesmente não é relevante para eles. Você pode apostar que isso leva a novos desafios de treinamento. Desta forma é muito bom que você categorize os resultados da aprendizagem em essenciais e agradáveis para cada função em treinamento. Torne obrigatório apenas o treinamento essencial, mas use outros métodos, como gamificação por meio de recompensas, distintivos e pontos, para incentivar os colaboradores a se engajarem em conteúdo interessante. Sabe aqueles treinamentos pontuais? Utilize-os para atualizar as habilidades ou transmitir novas informações exatamente quando mais forem necessárias.
O treinamento esta muito dispendioso
Empresas de eventos, equipamentos de áudio vídeo, computadores, ferramentas especiais, aluguel de local e custo hora de cada colaborador que participa do treinamento (essas horas só aumentam!), tudo isso tornam o treinamento um empreendimento caro, nós sabemos que não é barato treinar. Os orçamentos de treinamento tendem a ser pequenos, enquanto as demandas de treinamento são sempre íngremes. O que contribui ainda mais para os desafios de treinamento e desenvolvimento é quando um orçamento estressado também precisa incorporar custos de viagens e software. Então esta na hora de colocar para se movimentar seu treinamento online. O treinamento on-line elimina a necessidade de custos de viagens e locais de eventos e, muitas vezes, reduz os custos de facilitação também. Contratar empresas que possuem todo este know-how tanto em participar como ministrar treinamentos online pode ser econômico e de alto desempenho. Isso fará uma enorme diferença na extensão do orçamento quando você estiver treinando um grande número de funcionários.
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