Artigos - Treinamentos, como construir o melhor modelo

Toda organização tem seu próprio processo para desenvolver treinamentos sejam eles na modalidade presencial ou on-line. Algumas empresas seguem um processo linear, enquanto outras preferem um processo iterativo. Algumas empresas preferem trabalhar em todo o treinamento de uma só vez, enquanto outras preferem identificar pequenos segmentos dentro do treinamento e desenvolvê-los simultaneamente por meio da colaboração. Existem vários fatores que influenciam a decisão de uma empresa de seguir um determinado processo – requisitos de treinamento, expectativas do cliente, ferramentas, tempo de desenvolvimento, flexibilidade, complexidade, orçamento, etc. Não importa qual abordagem a empresa siga, existem algumas etapas que permanecem obrigatórias em todo processo de construção do treinamento. A compreensão do objetivo de cada etapa obrigatória ajudará você a obter com êxito a saída desejada em cada etapa, independentemente da sua abordagem!

1.0 Faça uma analise criteriosa dos requisitos

A análise é talvez a etapa mais importante do processo de construção do treinamento. Ao analisar, nunca limite seus esforços para entender apenas as necessidades de treinamento e negócios. Estenda sua análise para incluir também outras quatro áreas: Público, Conteúdo, Tecnologia e Expectativas.

Necessidades do negócio

As necessidades comerciais diferem das necessidades de treinamento. Uma necessidade comercial ajuda você a entender a necessidade holística de treinamento. A necessidade de treinamento, no entanto, ajuda a entender como o treinamento ajudará a atender às necessidades de negócios.

Perfil dos participantes do treinamento

Faça uma análise do perfil dos alunos com base em suas funções, responsabilidades, experiência profissional, qualificações educacionais, habilidades, idade, proficiência técnica, etnia e localização geográfica. Além disso, colete informações sobre o conhecimento existente sobre o tópico, os desafios enfrentados e, o que é mais importante, descubra a lacuna de aprendizado que esse treinamento deverá preencher. Além disso, descubra suas necessidades de aprendizado e / ou modo de treinamento preferido.

Dica de análise do perfil dos alunos: peça ao seu cliente interno ou externo a oportunidade de entrevistar alguns alunos.

Conteúdo do treinamento

È muito comum que a pessoa que constrói o treinamento não seja especialista no assunto, mas é necessário ter um conhecimento profundo do conteúdo. Leia o conteúdo de origem várias vezes para entender sua mensagem principal. Anote suas perguntas e encaminhe-as a um especialista para esclarecimentos. Além disso, peça exemplos, cenários e estudos de caso que possam ser usados ​​para apoiar o conteúdo e / ou avaliar o aluno.

Tecnologia esta presente no treinamento

A área de treinamento e desenvolvimento sempre esteve envolvida com ciência e tecnologia de alguma forma, muitos recursos, tipos de tecnologias são disponibilizados atualmente para que o treinamento aconteça, muitos recursos estão evoluindo rapidamente com novas tecnologias e novas ferramentas. Portanto é fundamental entender a tecnologia com a qual a organização do cliente interno ou externo e os alunos estão mais familiarizados.

Cuide da marca durante o processo de construção do treinamento

A marca é o que dá à organização uma identidade única. Portanto, entenda os padrões de escrita (tom, tempo, voz, vocabulário) e gráficos (imagens, fontes, caracteres, ícones) que são seguidos em sua organização.

2.0 Identificar os objetivos do processo de aprendizagem

Depois de analisar os requisitos enquadre os objetivos de aprendizado. Os objetivos de aprendizado ajudam você a determinar o conteúdo e a ênfase que cada informação precisa no treinamento. Além disso, suas avaliações devem ser elaboradas para mapear esses objetivos de aprendizado.

3.0 Construção do treinamento

O desenvolvimento do treinamento é um processo em si. Primeiro separe o conteúdo em pequenos pedaços de informação e organize-os em uma seqüência lógica. Quando a lista de tópicos estiver pronta determine uma abordagem instrucional para o seu treinamento  que pode ser uma abordagem baseada em histórias, abordagem baseada em problemas, abordagem baseada em vídeo ou abordagem baseada em jogos por exemplo. De acordo com o escopo definido durante a análise. Insira pontos de engajamento em seu treinamento, adicionando uma atividade que chama a atenção, vídeos motivacionais, perguntas para reflexão, interatividade, cenários e exemplos, uma atividade resumida etc.

4.0 Crie um storyboard

Um storyboard é um documento visual que permite organizar seu conteúdo com recursos visuais e apresentar um fluxo para os tópicos. Identifique o tipo de conteúdo com o qual você está lidando. Podem ser fatos, princípios, processo, classificação ou relacionamento. Apresente o conteúdo de cada página usando texto, imagens, ícones, personagens, notas de desenvolvimento relevantes etc.

5.0 Desenvolva um protótipo

Desenvolva um protótipo funcional antes de iniciar o desenvolvimento completo. Identifique de quatro a cinco páginas exclusivas de tipos diferentes e desenvolva-as usando a estratégia de design aprovada e as diretrizes de marca do cliente. Um protótipo ajudará a visualizar como o storyboard será transformado em um módulo funcional. Dica para o desenvolvimento do protótipo: peça ao cliente para validar o protótipo e apontar qualquer desvio em relação às expectativas. O gerenciamento de desvios nesta etapa economizará tempo e esforços de desenvolvimento durante o desenvolvimento completo.

6.0 Agora sim, desenvolva o seu treinamento

Somente depois que o storyboard e o protótipo forem concluídos, inicie o desenvolvimento do treinamento que será finalmente ministrado para os participantes. Isso incluirá o desenvolvimento de recursos visuais, interatividade, verificações de conhecimento e avaliações por storyboard aprovado, além da gravação e integração da narração de um artista profissional.

7.0 Ministre seu treinamento

Neste momento você precisara utilizar todo o seu conhecimento de fundamentos, conceitos e técnicas para ensino e aprendizagem. Vá em frente!

8 Avalie o impacto do seu treinamento

O passo final agora é avaliar o impacto do seu treinamento. Normalmente, a avaliação pode ser feita em dois níveis – no nível do aluno para analisar se os alunos acharam o treinamento atraente e útil, e no nível da organização para avaliar se o treinamento impactou positivamente o negócio e ajudou a atender às necessidades do negócio.

 Para mais informações entre em contato: atendimento@msotreinamentos.com.br ou whatsapp (71) 9 8760-4756