Notícias - A Volvo Equipamentos de Construção (Volvo CE) apresentou um salto de 10% nas vendas no primeiro trimestre

Os primeiros três meses de 2014 viram lucros mais altos devido a um número maior de vendas da Volvo CE. Com as entregas subindo e uma nova série de modelos compatíveis com a legislação Tier4 Final/Stage IV, a empresa observou um crescimento maior nos mercados maduros.

 

A Volvo Equipamentos de Construção teve um crescimento nas vendas, lucros, entregas e entrada de pedidos durante o primeiro trimestre de 2014. Grande parte deste crescimento foi devido a mais vendas de máquinas compactas, enquanto que as vendas de máquinas de maior porte permaneceram relativamente estáveis. O maior aumento nas vendas foi nos mercados mais maduros, particularmente na América do Norte, onde as vendas subiram em 21% durante o período, comparado com os mesmos três meses em 2013.

No primeiro trimestre de 2014, a Volvo Equipamentos de Construção apresentou um crescimento líquido de 10% nas vendas, no valor de 13,371 milhões de coroas suecas (12,136 milhões de coroas suecas em 2013). Com correção baseada na flutuação monetária, o crescimento aumenta para 11%. A receita operacional também subiu durante o período, passando para 647 milhões de coroas suecas, comparada com 500 milhões de coroas suecas no primeiro trimestre de 2013, enquanto que a margem operacional ficou mais forte, passando de 4,1% para 4,8%. As entregas aumentaram em 11%, comparadas como o mesmo período do ano passado, enquanto que a entrada de pedidos foi 9% maior do que no mesmo trimestre em 2013.

Situação do mercado
Esses resultados estão sendo obtidos durante um período de melhora gradual da situação do mercado. Medida em unidades vendidas, a Europa cresceu em 15% durante os primeiros dois meses de 2014, enquanto que a América do Norte cresceu em 7%, apesar de um inverno muito rigoroso. Na América do Sul a demanda caiu, causada principalmente pelo Brasil, onde a maioria dos grandes projetos financiados pelo governo já foram entregues e devido a uma demanda menor pelo setor de serviços públicos. O mercado asiático como um todo, exceto a China, cresceu em 4% comparado com 2013, basicamente devido a uma melhora de 38% no Japão. Isso foi contrabalançado por um declínio na Índia e Sudeste Asiático. Comparado com os baixos níveis de 2013, a China apresentou crescimento nos dois primeiros meses do ano. O crescimento do segmento de pás carregadeiras e escavadeiras cresceu em 7% e houve uma mudança continuada para os equipamentos compactos.

As previsões para o resto do ano ainda permanecem modestas. Medidas em vendas de unidades, o crescimento da Europa e América do Norte deve variar entre 0-10%, enquanto que a América do Sul e Ásia (exceto a China) tem previsão para uma redução de até 10%. A China, no entanto, deve ter um desenvolvimento situado entre -5% e +5%, em 2014.

“O primeiro trimestre, normalmente forte, teve um impacto positivo em termos de volume, o que contribuiu para a melhora da lucratividade, se comparado ao fraco fechamento  de 2013”, comentou o presidente da Volvo CE, Martin Weissburg. “A situação continua a ser desafiadora, particularmente para os clientes e representantes com grande participação no setor de mineração. Isto posto, esperamos um crescimento moderado nos mercados maduros da Volvo CE”.

Eventos marcantes durante o período
O maior evento do ano no setor de equipamentos de construção, a Conexpo 2014, em Las Vegas, assistiu à apresentação dos principais produtos da Volvo CE totalmente renovados. Entre eles estão as carregadeiras da Série H, as escavadeiras da Série E, os caminhões articulados da Série G e as moto-niveladoras da Série C, e ainda uma variedade de outras máquinas para construção de estradas que obedecem às normas de emissão. Todas as máquinas novas obedecem, sempre que necessário, às normas de baixa emissão da legislação Tier 4 Final /Stage IV, que entrou em vigor na América do Norte e Europa, em janeiro de 2014.

Tabela 1. Volvo Equipamentos de Construção, vendas líquidas por área de mercado, em milhões de coroas suecas

Vendas líq. por área de mercado Primeiro trimestre
Milhões de coroas 2014 2013 Mudança 
Europa 3.698 3.479 6%
América do Norte 2.375 1.965 21%
América do Sul 686 749 -8%
Ásia 5.921 5.299 12%
Outros mercados 692 644 7%
Total 13.371 12.136 10%

 

Fim.